2 de dezembro de 2008

Festival Internacional du Court Métrage Clermont-Ferrand

"Buraco" na 32ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Sinopse

"BURACO"


Três mulheres moram no mesmo prédio e se encontram no elevador. Embora pareçam ser diferentes, elas se assemelham quando tentam ocultar seus verdadeiros sentimentos e parecer aquilo que não são, mãe dedicada, executiva de sucesso, e Chef decidida. O elevador sobe, e ao entrarem em seus apartamentos, sozinhas, despem-se de si mesmas e perdem o controle sobre seus sentimentos, deixando aflorar aquilo que mais temem sobre elas mesmas.


Quantas pagam o preço para manter como "tabu" as angustias causadas pela maternidade...


“...eu já tive vontade de desistir...”




A ambição de muitas fazem pagar com o próprio corpo o esforço de rechaçar o medo...

"...por quê eu não quero o vazio? Seria tão mais fácil..."


Quanto mais distante tenta ser, mais perto você fica...quanto mais perto, mais difícil de entender...


“...eu quero a minha vida nas minhas mãos.”

Como tudo Começou


“Filhos podem nos levar por caminhos inesperados, e nos surpreender com conquistas que alcançamos além da maternidade...” da realidade a ficção...
Há um ano atrás, Alethea Ruas, Daniela Dinkelmann e Kelly Becker se encontraram em função dos filhos que estudavam no Lourenço Castanho...
“Foi num simples café-da-manha, enquanto nossos filhos corriam pra lá e pra cá, que entre olhares e palavras, fomos nos revelando pouco a pouco. Colocamos nossos conquistas passadas, nossos afazeres presentes, até que começamos a falar sobre nossos desejos futuros, nossas buscas incessantes...aos poucos fomos falando de nós mesmas... nossos olhares tornaram-se cúmplices, e quando percebemos, nossas diferenças já eram semelhanças”.
Estas três mulheres, produziram e atuaram no curta-metragem em 2008, chamado “Buraco”, com duração de 15 minutos, preto e branco, realizado em digital. O elenco tambem conta com a participação de Henrique Becker, filho de Kelly Becker, e Helena Esteves. O curta teve sua primeira exibição na 32ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em outubro de 2008. O filme desmascara angustias não ditas, e mantidas perversamente como “tabus” pela sociedade.
Vive-se uma época em que as fraquezas pessoais não podem ser reveladas e nem compartilhadas nas relacoes sociais. As pessoas tornam-se enclausuradas em si mesmas potencializando suas angústias, medos e fobias. “Buraco” reflete, desmistifica e revela o quanto as pessoas se boicotam na tentativa de manter suas aparências, e o quanto são iguais em suas loucuras.

Diretores


MICHEL DUBRET - Formado em cinema pela FAAP, ingressou no de 2003 no Studio Fátima Toledo. Neste trabalhou como Assistente da Fatima Toledo no casting e na preparação de atores nos filmes: “O Céu de Suely” (dir. Karin Ainous), “Mutum” (dir. Sandra Kogut), “Tropa de Elite” (dir. José Padilha) e “Linha de passe” (dir. Walter Salles), entre outros. Recentemente, foi responsável pela preparação de atores e casting.do curta metragem “O Príncipe Encantado” de Fátima Toledo e Sérgio Machado. Entre 2007 e 2008, dirigiu curtas metragens como “James e Ulisses”, “O Quarto”, “Chuva Rasa” , todos produzidos e realizados pelo Studio Fátima Toledo. Recentemente, também dirigiu mais três filmes com os alunos do Studio Fátima Toledo, sendo entre eles “Pessoas reais, fatos fictícios”.Michel Dubret também adquiriu experiência profissional na Cinemateca Brasileira nos departamentos de catalogação, preservação e restauração de filmes como “Deus e o Diabo na terra do sol” e “Macunaíma” entre outros, durante o período de 4 anos.Ainda na faculdade, foi responsável pela direção de arte no premiado curta metragem, “Dalva”.No ano de 2008, dirigiu o curta-metragem “Buraco” de produção independente.

VALTER LAGOA - Formado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP com habilitação em interpretação. Desde 2006, é preparador do Studio Fátima Toledo, tendo dirigido quatro curtas metragens dentro do projeto primeiro corte. Também dirigiu testes de elenco para os filmes "Linha de Passe" com direção de Walter Salles e "Tropa de Elite" com direção de José Padilha. No teatro trabalhou com diretores como Beth Lopes, Tiche Vianna e Hugo Possolo. No ano de 2005/2006 trabalhou como arte-educador na Febem Tatuapé. Em 2004 atuou como artista-orientador e monitor respectivamente nos projetos "Teatro Vocacional" e "Formação de Público" da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo, no ano de 2004.Entre 2002 e 2003 foi arte-educador no projeto "Espaço Arte" da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo com adolescentes em liberdade assistida. Recentemente, dirigiu mais três filmes dos alunos do Studio Fátima Toledo. Desde agosto de 2008, esté trabalhando como Assistente da Fatima Toledo no casting e preparação de atores de um novo longa-metragem.No ano de 2008, dirigiu o curta-metragem “Buraco” de produção independente.

FICHA TÉCNICA

Elenco
Kelly Becker........................mãe
Alethea Ruas...................... executiva
Daniela Dinkelmann............ Chef
Henrique Becker..................bebê
Helena Esteves..................... voz da mensagem

Roteiro.................................Kelly Becker
Direção................................Michel Dubret e Valter Lagoa
Camera................................Tiago Lage
Dir. Fotografia....................Eduardo Haskel
Dir. Arte...............................Camila Moraes e Fabiana de Freitas
Figurino...............................Sil Moura
Dir. Som...............................Valter Guerra
Som Direto...........................Glauber Ferrugui
Assist. Direção.....................Roberta Medeiros
Assist. Fotografia/still........Rafael Valese

Produção
Daniela Dinkelmann
Kelly Becker
Alethea Ruas
Edição e Montagem
Alethea Ruas
Michel Dubret
Tiago Lage
Kelly Becker
Daniela Dinkelmann

Música........................“O Buraco” de José Carlos Miranda
Músicos......................Beto André e Moacir Saraiva
Técnico de Som.........Dedo

Fotos do Cenário........“Raio”, “Contorno Poças” e “Zig Zag” autor Marcos Bonisson